A Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), por meio do seu Planejamento Estratégico 2021-2025, apresenta como objetivo nº 4 a necessidade de ampliar e fortalecer a comunicação efetiva com os diversos setores da sociedade, buscando dar visibilidade às suas atividades e seus impactos, tendo como uma das linhas de ação a ampliação do acesso ao acervo da Unicamp. De modo semelhante, o SBU, por meio do seu Planejamento Estratégico 2022-2026, tem como objetivo nº 4 atuar e incentivar as bibliotecas do SBU quanto ao seu papel no desenvolvimento da ciência aberta, tendo como uma das linhas de ação o fortalecimento, a visibilidade e o impacto do Repositório Institucional da Unicamp. Ampliar o acesso à produção científica da Unicamp é uma forma de democratizar o conhecimento e promover o desenvolvimento social, cultural e econômico do país. Uma das formas de ampliar o acesso e a visibilidade da produção científica da Unicamp é por meio de seu Repositório Institucionais: o de acesso à produção científica: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp (https://www.repositorio.unicamp.br/) e o de dados de pesquisa: Repositório de Dados de Pesquisa da Unicamp REDU (https://redu.unicamp.br/). Esses repositórios são plataformas digitais que armazenam, preservam e divulgam as produções científicas e os dados gerados pelas pesquisas realizadas na Universidade. Os repositórios permitem que os usuários tenham acesso livre e gratuito aos metadados e aos conteúdos, respeitando os direitos autorais e as políticas editoriais. Além disso, os repositórios aumentam a visibilidade e o impacto da produção científica, facilitando a sua integração com outras bases de dados nacionais e internacionais.
Aumentar o número de publicações dos últimos 5 anos no Repositório da Unicamp Ampliar o uso do Repositório nacional e internacionalmente Melhorar a visibilidade do Repositório, aumentando sua presença nos resultados de busca no Google acadêmico e motores de busca convencionais
OrgãoSBU
Líder do ProjetoMárcio Souza Martins
Membros da EquipeDaniela Feijó Simões
Émerson José Ferri
Alessandra Karyne Clemente de Souza Neves
Márcio Souza Martins
Erica Cristina de Carvalho Mansur
Mariana Pedroso
Juliano Benedito Ferreira
Francisco Tadeu Gonçalves de Oliveira Foz
Orçamentos | ||
---|---|---|
Descrição | Data | Valor |
PDO 2024 QUADRO 51 - PROJETOS ESTRATÉGICOS - PLANES 2024 e Deliberação COPEI 042/2023. | 24/10/2023 | 117776.48 |
Total | 117776.48 |
Gastos | ||
---|---|---|
Descrição | Data | Valor |
O recurso será utilizado pagamento do serviço de marketing do "Repositório Institucional" - TD: 12623/24 | 31/07/2024 | 24000.00 |
Total | 24000.00 |
Saldo | |
---|---|
Total | 93.776,48 |
1. Testar e validar as ferramentas de automação para garantir a eficácia e a precisão dos resultados | |
1.1 Implementar as ferramentas de automação no fluxo de trabalho de catalogação | |
1.2 Assinar a ferramenta BestMARC | |
2. Contratação de uma empresa de marketing digital para realizar campanhas de publicização do Repositório | |
3. Realizar treinamentos para conscientização do autoarquivamento | |
4. Capacitar a equipe responsável pelo Repositório na curadoria adequada dos metadados | |
5. Realizar uma análise dos metadados existentes no Repositório, identificando inconsistências ou falta de informações relevantes | |
5.1 Padronizar e aprimorar os metadados dos materiais já presentes no Repositório | |
5.2 Monitorar a recuperação dos materiais nos mecanismos de busca e realizar ajustes nos metadados conforme necessário |