Considerando a missão da DEEPU estabelecida na sua criação, a diretoria está sendo estruturada para que possa estabelecer caminhos e condições para que as unidades sob sua gestão atinjam níveis de excelência na promoção dos alunos matriculados, também de forma compatível com as demandas e expectativas da comunidade interna e externa. Este projeto objetiva a criação de processos e implementação de ações que visem à ampliação dos índices de permanência estudantil nos Colégios Técnicos da Unicamp, entendendo que os prejuízos intangíveis gerados pela desistência ou transferência de alunos ativos ultrapassa fatores socioeconômicos. Os objetivos estratégicos institucionais 1, 3, 4 e 6 são referências fundamentais para as ações e produtos gerados por este projeto.
Redução da evasão escolar Redução da contratação temporária de docentes. Eliminação de suspensão de aulas por falta de docentes disponíveis para contratação imediata.
OrgãoDEEPU
Líder do ProjetoCristiane Maria Megid
Membros da EquipeÉmerson José Ferri
Cristiane Maria Megid
Marcus Leite Luders
Orçamentos | ||
---|---|---|
Descrição | Data | Valor |
QUADRO 51 - PROJETOS ESTRATÉGICOS - PLANES 2024 e Deliberação COPEI 042/2023 | 08/11/2023 | 170000 |
Total | 170000 |
Gastos | ||
---|---|---|
Descrição | Data | Valor |
Total | 0 |
Saldo | |
---|---|
Total | 170.000 |
1. Relatório com sistematização de dados e avaliações diagnósticas dos alunos ingressantes. | |
1.1 Revisão do processo de adaptação do aluno ingressante. | |
1.2 Implantação de projetos de nivelamento para os alunos que apresentam defasagem na formação anterior ao Colégio, utilizando monitores, PADs e PEDs, atividades remotas e presenciais complementares às aulas das disciplinas. | |
2. Revisão da política e do processo de avaliação das disciplinas e promoção dos alunos. | |
2.1 Criação de processo de revisão e reforço do conteúdo de disciplinas que apresentem grande número de reprovação. | |
3. Levantamento de demanda de material didático impresso ou digital, bem como de equipamentos e dispositivos de apoio à educação, a serem implementados em aulas e laboratórios. Aquisição de itens identificados e disponibilização para a comunidade | |
3.1 Revisão da distribuição de bolsas BAS e de sua atribuição. Pleitear junto à Aeplan/PRDU o aumento desse recurso, se for o caso, com justificativa e dados que embasem essa solicitação. | |
4. Contratação de empresa para realizar uma pesquisa junto às instituições de mercado e públicas, para identificar seus requisitos sobre a formação, conhecimento, habilidades e atitudes dos seus colaboradores técnicos. Identificar a absorção do mercado do | |
4.1 Revisão do projeto pedagógico das disciplinas e dos cursos, à luz da pesquisa realizada no mercado de trabalho e em outras fontes, identificando possíveis lacunas. | |
4.2 Promoção de parcerias com instituições privadas e públicas, visando atualização e qualificação dos cursos e disciplinas técnicas, por meio da interação com as instituições. | |
4.3 Especificação e implementação de processo de atualização continuada para o corpo docente | |
4.4 – Revisão do processo de ingresso de alunos (Vestibulinho), considerando o perfil de alunos, formação técnica e formação cidadã. | |
4.5 Revisão e readequação do quadro docente em termos de carga horária e especialidades para atendimento de novas disciplinas e políticas pedagógicas. | |
5. Revisão de normas de abertura de concursos para docentes dos CTs junto à DGRH e à PG. A proposta sugere que os candidatos aprovados componham um banco de docentes disponíveis para contratação imediata, podendo ser por tempo determinado ou indeter |