O presente projeto pretende: - Atualizar do parque tecnológico para o ensino de graduação; - Equipar de maneira satisfatória salas de aula com atividades multiusuários já existentes e que atualmente possuem equipamentos inadequados ou quase inexistentes; - Promover a melhoria de laboratórios com atividades multiusuários os quais já possuem equipamentos e atividades consolidadas, porém, que necessitam de melhoria para o avanço de suas atividades. - Realizar reuniões semestrais de avaliação das ações implementadas com Coordenadores dos Cursos de Graduação com os Coordenadores dos diversos laboratórios do IA. Com estas ações, acredita-se que haverá uma dinamização da produção artístico-cultural do Instituto de Artes, com estudantes experimentando, no espaço de sua formação, ambientes mais próximos daqueles que encontrarão em sua vida profissional. Este contexto poderá contribuir para a redução dos índices a que se destina este edital (reprovações em disciplinas e, bem como evasão estudantil), bem como incrementar qualitativamente os cursos de graduação do IA. No limite, isto viabilizará maior visibilidade para a grande produção que o Instituto já desenvolve atualmente. Considerando-se que, no IA, os números de reprovação e evasão já são bastante baixos (em alguns cursos quase nulos), o projeto prevê também que, a partir de reuniões semestrais de acompanhamento da implementação das atividades com a Comissão Geral de Graduações do IA - CGG (que reúne Coordenadores de todos as graduações da unidade) e com os Coordenadores dos seus diversos laboratórios, possa se desenvolver modos de avaliar a dinamização do ensino de graduação. Assim, além dos índices numéricos previstos no edital, poderemos proceder com avaliação qualitativas.
Considerando-se os números que evasão e reprovação de disciplinas do instituto são baixos, nem sempre será exequível a meta de redução destes índices conforme o que está estipulado no edital. A título de exemplo, citamos que o tempo médio de integralização do curso de Dança é de 3,92 semestres. Este valor está abaixo do que a Comissão de Graduação sugere como tempo de integralização do curso (entre oito e doze semestres, conforme publicado no Catálogo dos Cursos de Graduação da UNICAMP 2019). Assim, a redução deste índice em 10% ao ano ao final e três anos, significaria uma meta impossível de 2,85768 semestres. Do mesmo modo, o curso de Artes Cênicas possui evasão praticamente nula e a meta estipulada no edital de reduzir este índice em 10% ao ano seria matematicamente impossível. Assim, como ações de avaliação e métrica de acompanhamento, o projeto propõe: - Estabelecimento de um grupo com Coordenadores de Graduação e Coordenadores de laboratórios do IA a fim de se estabelecer metas exequíveis, dentro da realidade do Instituto, de redução de reprovação em disciplinas, evasão e tempo de integralização. - Reuniões semestrais deste grupo com avaliação quantitativa e qualitativa do desempenho acadêmico dos estudantes, incluindo-se o desenvolvimento de parâmetros para esta avaliação. - Reuniões semestrais deste grupo a fim de se avaliar a integração entre espaços de laboratórios com a formação de estudantes de graduação. - Reuniões semestrais deste grupo a fim de se avaliar estes espaços de laboratórios como integradores de estudos de graduação e pós-graduação. - Reuniões deste grupo a fim de se elaborar relatórios anuais, bem como planejamentos de atividades do próximo período, considerando-se as metas e avaliações postas anteriormente.
OrgãoCGU
Líder do ProjetoEduardo Okamoto
Membros da EquipeÉmerson José Ferri
Eduardo Okamoto
Orçamentos | ||
---|---|---|
Descrição | Data | Valor |
Total | 0 |
Gastos | ||
---|---|---|
Descrição | Data | Valor |
Total | 0 |
Saldo | |
---|---|
Total | 0 |
1. Licitação ou tomada de preços a fim de se atualizarem os orçamentos dos equipamentos previstos | |
2. Aquisição de materiais e equipamentos | |
3. Aquisição de materiais e equipamentos | |
4. Instalação de equipamentos; reunião com coordenadores; avaliação; planejamento das próximas etapas e relatório final | |
5. Reuniões de com Coordenadores de Graduação, bem como Coordenadores de Laboratórios do IA | |
6. Reuniões de com Coordenadores de Graduação, bem como Coordenadores de Laboratórios do IA | |
7. Reuniões de com Coordenadores de Graduação, bem como Coordenadores de Laboratórios do IA |