• Rua da Reitoria (em frente a Praça das Bandeiras) - Barão Geraldo - Campinas - SP
  • geplanes@unicamp.br

Workshop de Prospecção dos projetos de Gestão e de Ensino, Pesquisa e Extensão

Foram realizados dois workshops para a prospecção de projetos estratégicos em datas diferentes, sendo um para os projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão e outro para os projetos de Gestão.

O objetivo dos workshops foi a prospecção de projetos estruturados para o alcance dos objetivos estratégicos com foco na geração de impacto nos próximos 12 meses.

A dinâmica dos workshops foi dividida em 4 etapas, sendo elas:

Etapa 1: CRIAÇÃO

Objetivo: Mapear os possíveis projetos relacionados aos objetivos estratégicos

Para essa etapa, os participantes foram distribuídos em 4 estações de trabalho: EPE1, EPE2, EPE3 e EPE4 para os projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão e G1, G2, G3 e G4 para os projetos de Gestão. Em seguida, cada participante recebeu um documento contendo: o Escopo dos Objetivos Estratégicos, os Nomes dos Objetivos Estratégicos e a Lista de projetos pré-identificados vinculados a cada objetivo. A ordem dos objetivos no documento foi disposta de acordo com a prioridade de análise para cada grupo. Individualmente, cada participante teve 15 minutos para ler os projetos estratégicos e modificá-los: incluindo, juntando, dividindo e excluindo projetos. Em seguida, o grupo teve 15 minutos para discutir as percepções dos participantes sobre os projetos propostos. Cada grupo teve um Relator, que durante a discussão escreveu em post-its os projetos identificados pelo grupo.


Etapa 2: CONSTRUÇÃO


1) Para essa etapa os participantes dos grupos se dividiram em duplas ou trios

2) Cada participante, individualmente, escolheu 1 projeto para desenvolver. A escolha considerou os seguintes aspectos:
  • O projeto que você julga ser o mais relevante para o atingimento dos objetivos estratégicos e que esteja na sua responsabilidade de execução.
  • O projeto pode ser iniciado nos próximos 3 meses, e gerar impacto nos próximos 12 meses
3) Após uma primeira construção individual, as duplas e trios apoiaram a construção dos projetos uns dos outros


Etapa 3: CONTRIBUIÇÃO

Objetivo: contribuir com os projetos desenvolvidos pelos demais participantes

1) Cada participante, individualmente, circulou pela sala para ler os projetos produzidos

2) Para cada projeto, os participantes responderam a duas perguntas:
  • Como eu posso contribuir com esse projeto?
  • Quais são as minhas dúvidas em relação ao projeto?

Etapa 4: AVALIAÇÃO

Objetivo: avaliar os projetos desenvolvidos pelos demais participantes

1) Cada participante recebeu 5 bolinhas adesivas e as colaram naqueles projetos que consideram mais relevantes a serem implantados nos próximos 12 meses

2) Os participantes puderam colar bolinhas em seu próprio projeto

3) Se desejasse, o participante podia colar mais de uma bolinha no mesmo projeto


Workshop dos projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão:

  • Caderno digitado referente a Equipe EPE1
    Download
  • Caderno digitado referente a Equipe EPE2
    Download
  • Caderno digitado referente a Equipe EPE3
    Download
  • Caderno digitado referente a Equipe EPE4
    Download
  • Apresentação realizada para orientar todos os envolvidos durante a prospecção de projetos relacionados aos Objetivos para Excelência no Ensino, na Pesquisa e na Extensão.
    Download
  • Modelo para identificação de projetos
    Download
  • Modelo para descrição do projeto
    Download
  • Modelo para pontuar dúvidas sobre o projeto
    Download
  • Modelo para mostrar como contribuir com o projeto
    Download


Workshop dos projetos de Gestão:

  • Apresentação realizada para orientar todos os envolvidos durante a prospecção de projetos relacionados aos Objetivos para Excelência na Gestão.
    Download
  • Modelo para identificação de projetos
    Download
  • Modelo para descrição do projeto
    Download
  • Modelo para pontuar dúvidas sobre o projeto
    Download
  • Modelo para mostrar como contribuir com o projeto
    Download